Irmandade Ômega

Samurai Shodown – Análise – Lâminas afiadas


Depois de King of Fighters XIV (2016), a SNK regressa a uma das mais famosas sries de fighting games dos anos 90: Samurai Shodown. O jogo comeou por ser uma produo em forma de resposta crescente popularidade de Street Fighter, que com a segunda entrada ganhou prevalncia nos sales arcade. Foi o comeo de uma rivalidade que se prolongou por mais de uma dcada. custa disso a SNK tornou-se numa grande produtora de jogos de luta. The King of Fighters foi um filo, entre outras sries; Last Blade, Garou Mark of The Wolves, World Heroes e Fatal Fury.

Aps um interregno significativo, a SNK tem vindo a recuperar algumas das principais sries, entre as quais se destaca este popular jogo de luta entre samurais do Japo feudal, e que recorrem s catanas e outras armas brancas para ferirem de morte os rivais, atravs de golpes fundos que espalham sangue pelas indumentrias imaculadas. Embora o original Samurai Shodown fosse criado como uma resposta a Street Fighter II, o jogo no podia ser mais diferente. Comeando pelo desenho e arte das personagens ligadas ao Japo feudal, todo o ambiente e composio sonora e musical eram demarcados, atravs de tambores e sopros ao sabor do vento.

Para muitos fs e adeptos da SNK, Samurai Shodown ainda uma das referncias no gnero fighting games, um jogo que privilegia equilbrio e uma posio defensiva constante. Os ataques desferidos no melhor momento provocam danos devastadores, abrindo portas para sucesso imediato no round. A mestria dos produtores revelou-se no sistema de combate profundo e incisivo, com base em apenas quatro botes (em Street Fighter o sistema de seis botes ainda permanece). Vrios golpes so possveis e dada a particularidade das armas usadas pelas personagens, possvel praticar diferentes sistemas.

Regresso de imensas personagens conhecidas. O roster que podia ser mais alargado.

Ao contrrio da srie Street Fighter, que tem nas combinaes de golpes talvez a sua maior caracterstica, Samurai Shodown no propriamente um jogo que contemple grande encadeamento de golpes. Os combates fazem-se pelo equilbrio, pela observao do adversrio e pela oportunidade do melhor momento para desferir um ataque. Alis, o movimento das personagens mais lento e por isso a gesto dos espaos torna-se obrigatria.

A srie sempre foi fiel s suas razes nas evolues que se seguiram. Samurai Shodown nico e assim permaneceu at ao episdio V (Special), que marcaria um ponto final num conjunto de jogos desenvolvidos para a arcada (MVS) e para o sistema domstico Neo Geo AES. Alis, Samurai Shodown V Special foi o ltimo jogo produzido para a mtica consola, o que levou os produtores a deixarem uma mensagem aos fs no manual de instrues. Outros jogos seguiram-se, inclusive Samurai Shodown Sen.

Em boa hora a SNK regressou origem, anunciando um novo jogo para os sistemas PS4 e XBox One (em breve chegar ao PC e Switch), num tempo que tambm de Street Fighter e The King of Fighters. Este “reboot”, sem designao do nmero na sucesso de episdios da srie, pretende ser isso mesmo, um regresso s mecnicas e atmosfera que vingaram no original. Basta um breve contacto para nos apercebermos da familiaridade dos comandos e da tenso subjacente a cada combate. Um descuido ou aproximao falhada ao adversrio suficiente para nos deixar merc de um golpe impiedoso, capaz de nos cortar as vestes enquanto um tremendo jacto de sangue projectado na exacta proporo da energia retirada da barra de vida. Aqui os erros pagam-se caro.

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A gnese arcade do jogo est l, o que permite a qualquer jogador entrar no ritmo dos combates. Muitos golpes especiais para executar.

De resto pode dizer-se que Samurai Shodown no um jogo difcil de aprender. Os quatro botes tornam a tarefa algo simplificada para um principiante, que rapidamente descobre 3 graus de intensidade de golpes com as mos (neste caso so as armas usadas pelas personagens que fazem golpes), e um golpe com o p. Seguem-se os desvios e os arremessos, o que envolve mais proximidade. A tcnica de golpes em altura tambm muito eficaz, mas para melhor resultado, os golpes especiais so de eleio, isto antes de um modo activado como ltimo recurso, os super especiais, que s pode ser usado uma vez. A tcnica primitiva e aparentemente simples, fiel s razes arcade da srie.

Mas torna-se especial pelo surpreendente alcance e dano causado no adversrio quando so infligidos danos com sucesso. Neste ponto, Samurai Shodown um jogo de uma elegncia suprema, quase divinal na forma como aquelas personagens se movimentam, cruzando estilo e arte, tcnica e divertimento. Se a aprendizagem relativamente simples, o domnio no para todos, at porque as personagens so diferentes e estamos sempre a descobrir novos efeitos ao jogar com um adversrio diferente.

Isto no quer dizer que um jogador menos acostumado srie se veja ao abandono. H uma barra que enche medida que r golpeado pelo adversrio, caso o combate no esteja a correr bem. Num dado momento poder reagir tirando partido dela, libertando o poder especial de contra ataque atravs de uma sucesso de golpes, ou por via de um s ataque devastador, capaz de romper meia barra de vida do adversrio. Assim se definem estratgias e so tomadas decises em momentos cruciais da batalha. Fiel tradio da srie, as armas podem ser arrancadas das mos, deixando os adversrios desprotegidos e com menor chance de conseguirem ataques bem sucedidos, ainda que a arma permanea no cenrio e o seu dono possa recuper-la.

Certo que os combates so mais lentos que a maioria dos combates dos jogos de luta do momento. Raramente haver um vencedor que no saiba defender ou gerir bem o espao. Incurses arrojadas sobre o adversrio so punidas severamente, mas as possibilidades so imensas, com base num roster que no sendo o mais alargado, contempla regressos muito assinalveis. Dos 16 lutadores, trs so novos: a belssima Darli Dagger junta-se a Yashamaru Kurama e Wu-Ruixiang. Os restantes so j conhecidos, que aqui se apresentam em toda a sua glria, com indumentrias que nunca se mostraram to reluzentes.

Os efeitos visuais so dignos de meno, especialmente nas animaes e golpes especiais. A msica e banda sonora aproximam-se das composies originais, com todos os instrumentos tradicionais japoneses, o que sempre louvvel, numa srie que prima por verter o mximo da cultura de combate feudal japonesa, sendo que muitos lutadores exibem uma aparncia similar a figuras reais da histria japonesa. Nessa medida, resulta num jogo muito bonito e diferenciado da maioria das propostas

Quanto a modos de jogo, Samurai Shodown no saliente neste ponto. Digamos que contempla as opes habituais, mas no muito generoso em termos de modos especiais. O modo histria assume destaque como o clssico arcade no qual observamos um prlogo e um final para cada personagem, havendo um separador entre cada combate. No uma opo que contemple grande iniciativa em desenvolver as personagens, no entanto est l. Diante um conjunto de opes regulares (tutorial, survival, sobrevivncia e trial), destaque para a opo Dojo, uma opo que funciona como uma base a partir da qual a inteligncia artificial aprende a jogar de acordo com os movimentos que praticamos e depois seja devolvida luta para combates com outros jogadores. Do mesmo modo que podemos importar padres de combate criados por outros jogadores. Uma opo interessante.

Samurai Shodown assinala um recomeo da srie. Trata-se de um jogo de combate (estilo Katana) dotado de uma arte impressionante e um sistema de combate algo simples mas tremendamente eficaz, que ao mesmo tempo contempla inmeras opes e movimentos. Quando h outras opes no gnero com mais modos de jogo e mais alguma profundidade, Samurai Shodown parece curto e mais simples, mas mais vale comear por um recomeo de uma srie com simplicidade e eficcia do que dar um passo maior e ao lado. A SNK est bem neste regresso e recomenda-se.

Prs: Contras:
  • Sistema de combate
  • Arte e banda sonora
  • Desafio do modo Dojo
  • Tratamento visual de qualidade e fiel origem da srie
  • Lutadores diferenciados
  • Modo histria pouco desenvolvido
  • Apenas 16 lutadores



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