Irmandade Ômega

Os serviços por subscrição poderão desvalorizar os conteúdos, diz analista


Ter mais potencial em mercados menos desenvolvidos.

Mat Piscatella, analista da NPD Group que mensalmente revela dos dados com as consolas e jogos mais vendidos nos Estados Unidos da Amrica, acredita que a crescente popularidade dos servios por subscrio poder trazer riscos para a indstria.

Recentemente, Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, comentou com o GamesIndustry que a transio para o formato digital nesta gerao gerou algum nervosismo e trepidao, mas os resultados so incrivelmente positivos.

Piscatella reagiu dizendo que apenas o mercado fsico poderia ficar nervoso com a transio pois “as editoras apostaram tudo no digital desde o primeiro dia. Maiores margens ao mesmo preo.”

No entanto, expandindo para uma das mais populares temticas da actualidade, Piscatella diz que o foco nas subscries digitais poder representar um risco para o mercado dos videojogos.

O risco das subscries est na potencial desvalorizao dos contedos, um problema que o crescimento da distribuio digital no enfrentou,” diz Piscatella. “Baseia-se numa expanso significativa do nmero de jogadores, o que poder ser um desafio quando metade dos jogadores de videojogos nos Estados Unidos jogam exclusivamente jogos gratuitos.”

“A indstria apostar em grande nas subscries e streaming tem uma enorme oportunidade em termos globais, particularmente em mercados menos desenvolvidos em termos de videojogos. Mas no posso deixar de ver o risco da desvalorizao dos contedos em mercados gaming mais maduros como os Estados Unidos, onde 71% da populao j joga videojogos.”

Piscatella diz que, enquanto consumidor, est contente com o valor que os servios por subscrio apresentam, mas enquanto analista, sente que ser um desafio a enfrentar em alguns mercados, a enorme quantidade de contedos poder criar uma desvalorizao dos contedos.

“Dito isto, enquanto consumidor estou muito contente com o valor em oferta na maioria dos servios por subscrio no mercado. Uma incrvel quantidade de contedo disponvel por um baixo preo, tanto que difcil acompanhar todos os novos jogos que ficam disponveis. Mas precisamente a que est o desafio.”

Ser que os servios por subscrio vo criar um risco para a indstria dos videojogos e gerar dificuldades?



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