Irmandade Ômega

O futuro de Destiny sem a Activision


Ontem a Bungie anunciou, inesperadamente, que comeou a dar os primeiros passos para se divorciar da Activision e recuperar os direitos de publicao de Destiny. Para que conste, a Bungie ia recuperar eventualmente os direitos de publicao de Destiny. O acordo entre a Activision e a Bungie, assinado por ambas as partes em 2010, delineou um plano at 2020 para lanamentos de vrios jogos e expanses da franquia Destiny. Assim que o contrato fosse terminado, a Bungie recuperaria os direitos de publicao de Destiny, que em 2010 passaram para a Activision.

O que est acontecer que a Bungie conseguiu sair do contrato mais cedo e anunciou que comeou um processo para cortar os laos com a Activision. Como que isto possvel, visto que o contrato estipulava lanamentos at 2020? A nica possibilidade um novo entendimento entre ambas as partes. A Bungie provavelmente estava descontente com a Activision, e a Activision com a Bungie. Para sair mais cedo do contracto com a Activision, a Bungie provavelmente teve que pagar algum valor monetrio, pelo menos esta a linha de pensamento dos analistas da firma Cowen & Company.

O que significa isto para o futuro de Destiny?

A vantagem para a Bungie de abandonar o seu contracto com a Activision liberdade para definir o lanamento de novos jogos e contedos de Destiny. O contracto de 2010 estipulava quatro jogos Destiny com lanamentos em 2013, 2015, 2017 e 2019 e expanses em 2014, 2016, 2018 e 2020. Desde o incio que o que estava estabelecido no contracto no foi cumprido risca. O primeiro Destiny foi adiado para 2014. Destiny 2 foi lanado em 2017 e at agora s foram lanadas duas grandes expanses: The Taken King em 2015 e Forsaken em 2018. Portanto, desde o incio que a Bungie mostrou dificuldade em acompanhar o ritmo de lanamentos estabelecidos no contracto. Alis, os prprios jogadores sentiram isso. Os fs de Destiny sempre consumiram os contedos mais rpido do que a Bungie conseguia fornecer.

A parte mais entusiasmante que a Bungie deixa de estar obrigada a lanar um novo Destiny e a desperdiar todos os contedos lanados para o jogo anterior. Esta transio foi um dos problemas pelos quais Destiny 2 passou nos primeiros meses. Ao lanar um novo jogo, todos os contedos e expanses do primeiro Destiny, que tinha crescido bastante desde o seu lanamento, foram descartados. Sem a obrigatoriedade de lanar um novo jogo, a Bungie pode simplesmente continuar a lanar novos contedos para Destiny 2, aumentando a dimenso e diversidade do jogo, sem descartar o progresso feito anteriormente. Isto ajudaria o jogo a aproximar-se de World of Warcraft (no sentido de continuar a expandir o jogo sem lanar um novo), um desejo que cada vez mais forte entre a comunidade.

“Sem a obrigatoriedade de lanar um novo jogo, a Bungie pode simplesmente continuar a lanar novos contedos para Destiny 2”

No entanto, embora esta seja uma notcia positiva para o futuro de Destiny, a Bungie tambm ganha mais responsabilidades. Ter uma editora to poderosa como a Activision a distribuir o jogo tem as suas vantagens. Sem a Activision, a Bungie ter que tratar da distribuio do jogo, um processo que envolve muita logstica, e de realizar campanhas de marketing, o que pode tornar-se incrivelmente dispendioso (vale a pena recordar os $500 milhes que a Activision gastou em marketing para o lanamento do primeiro Destiny). Ser completamente independente tem obviamente vantagens, mas no fcil, principalmente quando se est a lidar com uma franquia com as dimenses de Destiny.

Portanto, o futuro de Destiny no ser um sucesso garantido. A Bungie sempre esteve associada a uma editora. Em 2007, a Bungie tornou-se numa companhia independente, depois em 2000 ter sido adquirida pela Microsoft. Em 2010, a Bungie assinou o contracto com a Activision para a publicao de Destiny. O estdio manteve a sua independncia, mas para lanar Destiny teve a ajuda de uma poderosa editora como a Activision. Futuramente, a Bungie vai operar sozinha, uma situao na qual a histria mostra que tem pouca experincia.

A Activision, o bode expiatrio

Quem acompanha de perto as comunidades de videojogos sabe que a Activision tem uma reputao pouco favorvel, com acusaes regulares de que gananciosa e que visa acima de tudo o lucro. At agora, o ciclo de vida de Destiny um conjunto de altos e baixos e existe quem acredite na narrativa de que os problemas pelos quais o jogo passou podem ser atribudos a Activision. Em relao a isto, verdade que o plano de lanamentos estabelecido no contracto de 2010 acabou por prejudicar a franquia Destiny (nomeadamente na transio do primeiro para o segundo jogo), mas o contracto foi assinado pela Bungie e a Activision at se mostrou flexvel em alterar os planos, permitindo adiamentos nas datas de lanamento. Fora isto, a culpa para a maioria dos problemas de Destiny ao longo dos anos apenas pode ser atribudo Bungie.

“A culpa para a maioria dos problemas de Destiny ao longo dos anos apenas pode ser atribudo Bungie”

Em caso de dvida, o contracto celebrado em 2010 pela Bungie e a Activision deixa bem evidente que a primeira reteve liberdade criativa e decises relativas dimenso de cada projecto. A Activision apenas tinha controlo e deciso final nas “vendas a retalho, promoes, descontos e cortes de preo”, mas ainda era obrigada a consultar “significativamente” a Bungie antes de tomar as decises. O mesmo contracto assinado pela Bungie tambm j abrangia as controversas microtransaces, que eventualmente foram adicionadas ao jogo em 2015 com a Eververse, um loja onde podes comprar emotes e outros itens cosmticos com dinheiro real.

Embora seja fcil atirar as culpas dos problemas de Destiny para a Activision (e no queremos ser o advogado do Diabo), no papel de algum que jogou Destiny desde o lanamento at 2018, essa no me parece a realidade. O livro de “Blood, Sweet and Pixels” de Jason Schreier, que fala sobre o desenvolvimento conturbado de vrios jogos conhecidos, incluindo o primeiro Destiny, pinta a Bungie como um estdio com uma equipa dividida e problemas de gesto, as principais razes para o atraso no lanamento do primeiro Destiny e para os problemas que naquela poca foram apontados ao jogo, como a falta de uma histria apelativa e consistente.

destiny_2_forsaken

Por causa desta narrativa em que a Activision vista como o grande vilo que prejudicou Destiny, a notcia de ontem foi celebrada com xtase, mas importante esclarecer que a editora nunca passou de um co-piloto. Quem esteve sempre com as duas mos no volante foi a Bungie. Mas, num projecto to ambicioso como Destiny, um jogo com um estilo nunca antes visto nas consolas e que desde ento outros tentaram imitar, j eram esperados erros. E no meio disto de tudo – a obrigatoriedade de seguir um plano de lanamentos e de singrar num novo gnero – a Bungie teve bons momentos. Foram estes bons momentos que me agarraram a Destiny durante quatro anos. Nunca joguei algo durante tanto tempo e com tanta regularidade. A Bungie nem sempre esteve bem, mas nem sempre esteve mal.

“A Bungie nem sempre esteve bem, mas nem sempre esteve mal.”

H pouca margem para mais erros

Mais de quatro anos depois do lanamento do primeiro Destiny e com um historial marcado por coisas boas mas por outras tantas ms, a sensao que j no h tolerncia para mais erros. H fs que continuam a adorar Destiny, mas h outras tantas pessoas que se sentiram enganadas pelos jogos. Futuramente, a Bungie no se pode dar mais ao luxo de causar desiluses e de no perceber o que a sua comunidade quer, caso contrrio, a srie Destiny pode chegar a um ponto em que no tem mais salvao.

O lanamento da ltima expanso, Forsaken, trouxe um nimo positivo comunidade, um sentimento que pautou a nossa anlise expanso, na qual dissemos que Destiny voltou a ser entusiasmante. Desde ento, o percurso da Bungie tem sido maioritariamente positivo. H novos contedos mais regularmente e o estdio tem-se mostrado mais comunicativo do que nunca com a sua base de fs. Ultimamente, a deciso de abandonar mais cedo o acordo com a Activision positiva ainda que isso venha carregado com uma dose de incerteza para o futuro da srie. Tal como toda a gente, estamos curiosos para ver a direco que Destiny seguir nos prximos anos.



Fonte da notícia

Comentários

comentários