Irmandade Ômega

Nintendo Labo VR Kit – Análise – Realidade virtual em papelão


Depois do cepticismo que rodeou os seus primrdios, a realidade virtual batalhou e percorreu um longo caminho para se tornar na fora que hoje, capaz de criar experincias nicas de uma imerso to grande que se tornam inviveis nas consolas e plataformas tradicionais.

A tecnologia tem conseguido infiltrar-se e encontrar sucesso no mercado cada vez mais competitivo dos videojogos, obtendo aliados de grande peso como o caso da Valve com o Index, o PSVR da Playstation e at mesmo o Oculus Rift.

A Nintendo a mais recente empresa a tentar a sua sorte com a realidade virtual – e, como j seria de esperar, a companhia japonesa apresenta uma abordagem inteiramente diferente daquelas que foram enumeradas anteriormente, juntando dois dos seus mais recentes produtos num estranho mas funcional embrulho: o Nintendo Labo e a Nintendo Switch.

O Kit VR do Labo mostra a Nintendo no seu expoente criativo mximo e, se tinhas dvidas quanto exequibilidade da tecnologia dentro de um dispositivo de carto construdo por ti, posso desde j dizer-te que o mesmo funciona realmente – no de todo perfeito e encontra-se ainda a lguas daquilo que as outras plataformas (por sinal, bem mais caras) conseguiram atingir, mas nunca deixa de ter o seu qu de peculiar e fascinante.

Depois de todo o tempo que passei com o Labo, posso afirmar categoricamente que a experincia no de todo homognea, sendo a parte correspondente montagem exponencialmente mais desafiante e estimulante do que tudo aquilo que vem depois.

Comecemos pelo incio: existem vrios kits VR do Labo que podes adquirir mas o nosso continha trs Toy-Cons para montarmos: os culos, um moinho e uma arma. Se j experimentaste o Nintendo Labo no passado, devers ento estar familiarizado com o processo de construo dos diversos brinquedos:

Dentro da caixa do Labo, encontrars uma srie de folhas de carto que contm as diversas peas que compem os diferentes Toy-Cons, juntamente com todo o material que precisas para mont-los. Ters ento de seguir as instrues que te so dadas pelo software da Nintendo Switch e que te indicaro tudo aquilo que tens de fazer: quais as peas que deves retirar e quais as folhas onde se encontram, quais as dobras que deves vincar e em que direco o deves fazer ou at mesmo quais os orifcios que deves usar para montar a estrutura.

A animao fluda e estranhamente apelativa – mas, mais importante ainda, explica-te tudo ao mais nfimo pormenor de forma calma e ponderada, tornando quase impossvel que te percas ou, pior ainda, que cometas algum erro grave. Apesar da nossa verso estar localizada em ingls, os visuais so praticamente suficientes para quem no percebe a lngua e, na minha opinio, at os utilizadores mais novos no tero grandes dificuldades em completar a mais complexa das estruturas. Para alm disso, podes ainda passar frente, atrs, rodar e fazer zoom no software da Switch, permitindo-te ver a construo de todos os ngulos e perspectivas e proporcionando um grau de interaco extremamente elevado mas igualmente til.

difcil no ficar absolutamente boquiaberto com todo o trabalho de engenharia que a Nintendo depositou nestas construes!

Aquilo que realmente vai fazer toda a diferena o tempo e o esforo que ests disposto a despender, j que alguns Toy-Cons so verdadeiros “monstros” que necessitam de vrias horas – e alguma pacincia – para serem completos. S para teres uma ideia, a arma Blaster, por exemplo, demorou mais ou menos trs horas at ficar concluda. Todavia, difcil olhar para o resultado final e no ficar absolutamente boquiaberto com todo o trabalho de engenharia que a Nintendo depositou nestas construes!

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As nossas trs construes: os culos VR, a arma e o moinho.

At porque, diga-se de passagem, estamos perante Toy-Cons realmente funcionais. Feitos em carto! O moinho gira com fora quando sopras; a arma, por sua vez, possui um gatilho que a faz disparar, produzindo at mesmo um som caracterstico que me apanhou de surpresa.

Ver a construo ganhar forma nas tuas mos, feita apenas com carto, autocolantes, elsticos e rosquinhas de plstico, produz uma caricata sensao de orgulho e realizao dentro de ti. uma mistura estranha de Legos com origami altamente teraputica e que me manteve de tal maneira entretido que nem dei pela passagem das horas.

Ver a construo ganhar forma nas tuas mos produz uma caricata sensao de orgulho e realizao dentro de ti.

No entanto, tal como disse anteriormente, esta foi a parte mais interessante de toda a minha experincia com o Kit VR do Labo e nenhum dos mini-jogos presentes no software consegue chegar ao mesmo nvel de engenho e criatividade que certamente irs sentir medida que constris os diferentes Toy-Cons.

Existem mais de 60 mini-jogos, sendo que uma parte deles est bloqueada por trs de Toy-Cons; traduzindo isto por midos, ters apenas acesso aos jogos dos brinquedos presentes no teu kit, o que significa que pudemos experimentar somente aqueles que dizem respeito aos culos VR, ao moinho e arma Blaster.

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A Nintendo Switch entra nesta estrutura de carto, ao lado dos culos VR.

E precisamente aqui que comeamos a sentir as fragilidades do projecto e como ainda preciso muito trabalho por parte da Nintendo em criar experincias consistentes e slidas para o dispositivo: de uma forma geral, todos os jogos partilham de uma simplicidade e minimalismo perigoso, tornando as experincias demasiadamente efmeras que rapidamente perdem o seu apelo e/ou se tornam repetitivas.

As experincias so demasiadamente efmeras e rapidamente perdem o seu apelo e/ou se tornam repetitivas.

Dentro dos culos VR, estars quase sempre parado no mesmo local e sers apenas capaz de movimentares a tua cabea para poderes olhar em teu redor. Ao contrrio de outros ttulos que j pude experimentar no passado noutras plataformas, no ters a capacidade de te aproximares ou de te afastares dos objectos do jogo mexendo-te fisicamente no mundo real, o que reduz um pouco o grau de imerso e limita aquilo que podes fazer com o software. Alguns dos mini-jogos presentes incumbem-te de:

  • Controlar veculos a partir de uma posio fixa
  • Manipular objectos inanimados
  • Atirar um boomerang
  • Encestar bolas de basket
  • Acertar com um taco numa bola de baseball
  • Escolher ingredientes para fazeres um hambrguer. Literalmente.
  • Entre muitos outros.
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A arma Blaster

Como podes ver, tudo bastante simplificado e rudimentar – at ao nvel dos grficos – dando quase a entender que estamos perante uma tech demo e no um conjunto de mini-jogos robustos, como seria de esperar. Tal como no Labo original, a componente VR possui ainda um “laboratrio de construo” onde podes fazer os teus prprios jogos e que pode ajudar a colmatar este aspecto, apesar da sua complexidade e opes limitadas.

Nem mesmo o moinho consegue escapar a este destino: por mais curiosa que seja a arquitectura da construo, os jogos seguem todos o mesmo princpio, obrigando-te a soprar contra as “velas” para poderes activar a arma dentro do jogo e disparares contra uma srie de objectos.

Tudo bastante simplificado e rudimentar – at ao nvel dos grficos – dando quase a entender que estamos perante uma tech demo.

Consegui detectar uns breves vislumbres criativos por parte da Nintendo num dos mini-jogos da Arma Blaster onde s incumbido de matar uma srie de aliens – ao contrrio da maioria dos outros jogos, irs percorrer automaticamente um caminho pr-definido e tudo o que tens de fazer puxar a alavanca na parte debaixo da arma para a carregares, fazer mira e, por fim, premir o gatilho para disparar. Continua a ser uma experincia simplista, mas os grficos mais trabalhados e a sensao de puxar o gatilho e disparares, quase como numa arma a srio, conseguem conferir uma sensao extra de realismo que ajuda o panorama geral.

A meu ver, estes mini-jogos funcionam quase como uma opo de entretenimento secundrio que te mostram aquilo que o VR da Nintendo poder vir a fazer num futuro prximo. O dispositivo mostra potencial e se a Nintendo apoi-lo como tem vindo a fazer com adaptaes de outros ttulos (como o caso de Zelda ou Super Mario), pode ser que o mesmo encontre o seu nicho entre todas as plataformas para a realidade virtual.

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Super Mario Odyssey VR segue a mesma lgica simplista dos mini-jogos; a jogabilidade fluda e clssica continua presente, mas em 30 minutos terminars os desafios.

No entanto, tenho ainda muitas outras reservas e advertncias face nova plataforma – algumas delas bastante preocupantes e que necessitam de sria ateno.

Em primeiro lugar, a resoluo do ecr da Switch. Tendo em conta o muito tempo que j passei dentro do capacete do PSVR, foi um pouco decepcionante (embora esperado) ver a fraca resoluo dos mini-jogos, com cada pixel visvel mesmo para os olhos mais distrados. No caso da verso VR de Super Mario Odyssey, por exemplo, possvel veres a personagem a ficar cada vez mais pixelizada medida que a afastas de ti, ao ponto de se tornar apenas num aglomerado de pequenos quadrados.

J fui mais do que uma vez surpreendido pela qualidade grfica de jogos VR mas tal no aconteceu com o Kit da Nintendo. Pode ser que, caso a Nintendo faa uma nova Switch com resoluo superior (tal como sugerem os rumores), o caso mude de figura – todavia, como est agora, prepara-te para visuais que ficam um pouco aqum das expectativas caso estejas a par dos ltimos lanamentos para a realidade virtual.

Em segundo lugar, vou debruar-me sobre o tpico que mais problemas me deu e que poder precisar de alguns ajustes futuros: nomeadamente, a ergonomia dos objectos. Imagina-te a segurar uma consola Switch durante minutos seguidos frente dos teus olhos, com os braos erguidos durante todo o tempo, e com um desconfortvel plstico sempre encostado pele. Uma vez que o kit no vem com uma fita includa para segurar o dispositivo tua cabea, este o cenrio que os utilizadores tero obrigatoriamente de seguir e que se encontra a milhas do que seria ideal. Os braos comeam a acusar cansao aps alguns minutos de gameplay e o peso e dimenso dos Toy-Cons obrigam-te a adoptar posies que te podem causar algum incmodo – sem falar do nariz dorido!

Estou 100% ciente de que tudo isto feito de carto – algo que, por si s, extremamente louvvel; o problema que parece no haver uma forma fcil e segura de agarrar nos diferentes objectos, especialmente quando ests a jogar com um dos Joy-Cons na tua mo e a equilibrar os culos com a outra, num jogo de malabarismo altamente perigoso e periclitante.

Em terceiro e ltimo lugar, no posso deixar de referir a durabilidade dos diferentes Toy-Cons. Todos eles ainda se encontram em condies perfeitas, no se preocupem, apresentando apenas algumas marcas de uso aqui e acol, com especial nfase para a pega da arma Blaster. Devido ao manuseio intensivo dos diferentes brinquedos e at mesmo o suor resultante do meu esforo, possvel que a integridade do carto seja comprometida de forma grave medida que o tempo for passando, especialmente nos locais que usas para os segurar.

Tudo depender da forma como cada utilizador trata os seus Toy-Cons, est claro – no entanto, o cuidado acrescido que os mesmos requerem e a sua vulnerabilidade inerente podero ser um mau prenncio para o futuro da plataforma.

No seguimento de tudo o que escrevi anteriormente nesta anlise, uma pergunta foi-se formando com cada vez mais intensidade dentro da minha cabea: ser justo comparar o Kit VR do Labo a outras plataformas da realidade virtual? Aps alguma considerao, conclu que a resposta “Sim”. Para todos os efeitos, estamos perante realidade virtual inteiramente funcional que, apesar de no estar to avanada como noutras iteraes, consegue ainda assim colocar-te num mundo imaginrio a 360. Tem as suas vantagens face aos outros dispositivos mas, neste preciso momento, existe a sensao de que se encontra numa fase bastante embrionria e precisar de se esforar bastante para se colocar a par daquilo que a tecnologia j atingiu.

Continua a ser um bom esforo por parte da Nintendo e no deixa de ser interessante ver como a empresa usou os trunfos ao seus dispor – como os infra-vermelhos dos Joy-Cons e o giroscpio do ecr da Switch – para criar um produto realmente surpreendente. Se continuar a investir neste kit (talvez com novos jogos e, com sorte, novo hardware) a plataforma poder ento ganhar um peso e momentum considervel na indstria, tornando-se numa fora a ser reconhecida. E, sugesto pessoal, que tal um remake de Pokmon Snap?

Prs: Contras:
  • Um packaging verdadeiramente fabuloso
  • Construir os Toy-Cons fcil, divertido e teraputico
  • Os Toy-Cons so autnticas obras de engenharia
  • A realidade virtual funciona de forma adequada mas…
  • … est ainda muito atrs do que a tecnologia capaz de oferecer
  • Os minijogos so bastante simplistas e efmeros
  • A qualidade visual do VR precisava de melhorias
  • A ergonomia dos culos e dos Toy-Cons pode causar algum desconforto



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