Irmandade Ômega

Ghost Recon: Breakpoint – análise – Ruptura total


A Ubisoft focou-se na quantidade e esqueceu-se da qualidade. A sobrecarga de mecnicas e sistemas a gerir torna-o cansativo.

Ghost Recon: Breakpoint o mais recente esforo da Ubisoft, uma editora que mostrou nesta gerao o quanto gosta de fazer as coisas grande e parece acreditar que quanto maior, melhor. No entanto, essa estratgia nem sempre recompensa. Em conjunto com a constante unificao de designs e mecnicas por diversas sries, arriscou constantemente apresentar jogos demasiado similares e nos quais o incessante foco na quantidade ditava o sacrifcio da qualidade. Existem fantsticas experincias da Ubisoft em mundo aberto nesta gerao, mas tambm existem algumas que deixam a desejar e que revelam diversas debilidades, consequncia de um foco disperso por mais frentes do que seria recomendvel.

Ghost Recon: Breakpoint recai na segunda categoria, um jogo que aparentemente quer ser tudo o que pode ser numa era de servios e jogos gratuitos que ditam modas (mas sem esquecer que existem adeptos do singleplayer). um jogo atolado de mecnicas, actividades, moedas in-game, sistemas de gesto e personalizao de personagem, com um mapa desnecessariamente gigantesco e que mostra bem que, em alguns casos, menos mais. No caso deste jogo, menos seria verdadeiramente muito mais, especialmente se o foco tivesse sido colocado na qualidade e isso nos desse um shooter militar em mundo aberto singleplayer (com opo de cooperativo) patrocinado por uma histria sensacional e um ciclo gameplay divertido.

O que mais me incomoda em Ghost Recon: Breakpoint que consigo ver o potencial para um jogo interessante, mesmo no meio de toda a unificao da Ubisoft que insiste em subjugar todas as sries mesma frmula. Infelizmente torna-se cansativo. Desde o recente acesso antecipado, ficamos com a impresso de um jogo incrivelmente similar a Wildlands, perigosamente similar at, mas que parecia querer refinar sobre o que vimos nesse jogo de 2017. Um maior foco numa narrativa convencional e prxima do que temos num jogo singleplayer, mas com mecnicas e design que permite jogar em modo cooperativo. Breakpoint tinha tudo para dar certo, mas no. Nem sequer com Jon Bernthal envolvido (como o principal vilo) a narrativa de Ghosts vs Wolves consegue resultar, ento porque algo correu seriamente errado.

Breakpoint transporta-te para a ilha de Auroa, um paraso tecnolgico onde esto a ser desenvolvidos avanos que podem ditar o futuro da humanidade, para o bem e para o mal. Aps a falha de comunicao na ilha, os Ghosts so enviados para investigar e imediatamente emboscados por drones, os que sobrevivem so obrigados a lutar pela vida contra um ex-Ghost, Cole Walker. Tu ters de personalizar o teu Nomad e sers um dos diversos Ghosts solitrios que combatem para travar Walker. desta forma que a Ubisoft explica o facto do teu Nomad andar sozinho em Auroa, para permitir uma campanha mais prxima do tom de um singleplayer, mas tambm permite o cooperativo at quatro jogadores numa equipa pois existem mais Ghosts espalhados pela ilha.

Foi uma boa forma de tentar satisfazer todos os gostos: quem gosta de singleplayer e do maior foco na narrativa convencional, pode encar-lo com essa postura, mas tambm poder seguir a linha de Wildlands e jogar com amigos (no com NPCs a acompanhar). No entanto, essa aparente necessidade de querer agradar a todos e preencher todas as caixas na lista, poder ter encaminhado a Ubisoft para exagerar na escala, desequilibrando a experincia e tornando quase impossvel a sua optimizao.

Mais no significa melhor e singleplayer no tem de sofrer pelo multiplayer

O teu Nomad ter a possibilidade de seguir misses de histria, relacionadas com as motivaes de Walker, mas tambm poder participar em misses secundrias de Auroa ou misses de faco – estas ltimas do-te XP de faco para desbloquear recompensas numa espcie de Battle Pass. Os esforos da Ubisoft em querer qie passes o tempo em Breakpoint e assegurar que um jogo para muitos meses assim o ditou. Tendo em conta que Breakpoint inclui um sistema de Gear para armas e equipamento, bom ter um nmero elevado de misses e locais para abater inimigos e apanhar loot de cinco categorias diferentes. Muitas misses e zonas aconselham um Gear Level especfico, caso contrrio morrers muito rapidamente.

Alm dos trs tipos diferentes de misses (um deles com XP especfico para um Battle Pass), Breakpoint inclui ainda cinco categorias de Gear para aumentar o teu Gear Score, para resumir. Alm disto, explorar Auroa e entrar nos diversos locais para cumprir misses ou procurar loot tambm te d XP de nvel – transversal a quatro classes com progresso universal entre PvE e PvP (o modo Ghost War no qual partirs o comando se no jogares com amigos). Para completar, tens ainda os pontos de habilidade ganhos ao subir de nvel de classe (podes desbloquear as quatro e combinar habilidades de cada uma num s personagem) ou fechados em caixas especiais espalhadas por Auroa.

Basicamente e de forma simplificada, isto que ters de ter em conta para gerir o teu Nomad e, como seria de esperar, cada actividade, abate, local explorado ou misso terminada d-te XP. No entanto, esta quantidade de mecnicas e sistemas de gesto nem so o problema de Breakpoint, apenas uma reflexo da quantidade nada saudvel de elementos introduzidos que tornam o jogo muito mais complexo do que deveria ser, reduzindo a diverso.

O grande problema de Breakpoint est na execuo das suas ideias, na aplicao do conceito e como inserir tanta coisa na mesma taa apenas o prejudicou. O mapa enorme e dificilmente ters prazer em percorr-lo a p ou num veculo terrestre. A p porque o teu Nomad vai-se cansar depressa (inexplicavelmente agora cansa-se a descer colinas e quando perde as foras rebola e perde vida, algo frustrante e que acontecer mesmo em pequenas encostas) e num veculo terrestre porque a conduo e fsicas so atrozes. Resta-te juntar dinheiro para um helicptero e iniciar o inevitvel ciclo de jogo: pesquisar pelos pontos de viagem rpida, escolher o que est mais prximo da misso, chamar um helicptero e ir para l. Repetir ao longo das 30 horas necessrias para terminar a narrativa principal. Pelo meio encontras os pontos de interrogao e decides se vale a pena ir l buscar loot.

Decises que prejudicam o design e exageros na gesto

A tentativa de criar um shooter militar com uma narrativa forte e um gameplay credvel, atravs de mecnicas como tiros na cabea que matam o inimigo de imediato, a necessidade de curar feridas graves para ter novamente acesso a toda a barra de sade e a noo que s rapidamente abatido se fores demasiado agressivo, mostra que a Ubisoft tem boas ideias neste Breakpoint. Isto foi o que me motivou a seguir na histria confusa e sem verdadeiro impacto. No entanto, o mapa est repleto de locais que provavelmente nem sequer visitars e a estrutura de vai aqui, para ir 800 metros ao lado, para afinal descobrir que o objectivo est 2.1KM mais frente e finalmente perceber que a misso acabar num quarto local, constantemente repetida. Breakpoint poderia ter beneficiado imenso de uma estrutura mais coesa e menos frustrante.

As inmeras colinas repletas de rochas, as constantes quedas do Nomad ao descer a mais simples das encostas, que fazem com que ele perca a stamina e comece a perder vida e a m forma como geres o teu equipamento (eliminar um a um para obter recursos torna-se irritante ao fim de algumas horas), so pequenas debilidades que apenas reforam a sensao que Breakpoint precisa urgentemente de actualizaes, optimizaes e correces para, pelo menos, suavizar a frustrao. O design do mundo e estrutura dificilmente sero alterados, mas outros factores, especialmente os bugs que afectam a experincia e a qualidade visual inconstante, podem ser resolvidos.

Debilidades visuais, bugs e mais

Num jogo que apostou, erradamente, na quantidade ao invs da qualidade, Breakpoint tem outros problemas alm das escolhas de design e exagero de algumas mecnicas que te podem sufocar. A Ubisoft apresenta-te um mundo desnecessariamente grande e paga um grande preo por isso: Breakpoint um jogo altamente inconstante em termos visuais. Num momento ests perante uma bela cena em que a iluminao sensacional e a vegetao espectacular, como no outro tens NPCs de olhar gelado e uma irritante insistncia em no carregar a tempo as texturas.

horrivelmente frequente ver texturas que no carregam, mas tambm vs outras a carregar centmetros tua frente. Em alguns momentos, no via o cho frente do meu veculo e pensava que ia cair pelo cenrio. Tendo em conta que passas muito tempo de helicptero, ters grandes panormicas de Auroa e os momentos bons so poucos. Alm de ver texturas a surgir do nada, vs fontes de iluminao e at edifcios inteiros a surgir do nada tua frente. De que adianta ter um mapa to grande se o jogo no o consegue suportar devidamente e quebra constantemente a imerso?

A respeito de quebras de imerso, Breakpoint o pior jogo da Ubisoft que joguei nesta gerao em termos de bugs. Existem bugs nas animaes, nas fsicas, na coliso com objectos, nos efeitos sonoros, no comportamento dos NPCs (que se portam como nada tivesse ocorrido segundos aps intensos tiroteios) e at bugs visuais, como os referidos em cima. Estes bugs so mais uma amostra de um jogo que necessita urgentemente de actualizaes.

Ters que penar muito para desfrutar do bom

Ghost Recon: Breakpoint um jogo que pode tornar-se cansativo aps algumas horas, derivado dos bugs nas animaes e nalgumas mecnicas, juntamente com tudo o que tens de gerir. A verdade que ters de aturar os seus diversos problemas se quiseres desfrutar do que tem de divertido. No meio deste caos de quantidade sobre qualidade, perceptvel o vislumbre de um shooter militar singleplayer em mundo aberto. No entanto, parece ter sido distorcido para satisfazer as necessidades do cooperativo, da inexplicvel necessidade de aumentar o tamanho do mundo para dimenses que prejudicam o prprio jogo, repleto de bugs e falhas nas mecnicas, o que apenas fica pior com as inmeras coisas que ters de aprender e gerir ao longo do teu tempo em Auroa.

Prs: Contras:
  • Um maior foco na narrativa que o aproxima do que habitual num singleplayer
  • Pode ser jogado totalmente a solo
  • Um shooter militar na terceira pessoa que consegue ser divertido e sem nada semelhante
  • O sistema de Gear motiva-te a explorar os diversos locais
  • Gunplay apelativo
  • Mundo exageradamente grande que desequilibra o ritmo da experincia
  • Presena de bugs nas animaes e alguns nas misses
  • O controlo dos veculos continua horrvel
  • Demasiadas coisas para gerir que te podem roubar alguma diverso
  • Falhas na inteligncia artificial e constantes quebras de imerso



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