Captain Toad na Switch é excelente – mas a versão 3DS é a maior surpresa

Em Geral

A Nintendo no perdeu tempo em transferir a maior parte do catlogo da Wii U para a Switch e a tendncia continua com Captain Toad: Treasure Tracker – e trata-se de uma grande ideia por parte da companhia japonesa, j que um dos ttulos mais agradveis da Wii U. , claro, um mini-jogo derivado de Super Mario 3D World, mas o ttulo aguenta-se lindamente como um lanamento a solo, com uma srie de quebra-cabeas divertidos, belos visuais e uma excelente implementao do conceito do ecr duplo da Wii U. Mas este no um projecto de converso tradicional, j que o jogo no est apenas destinado para a Switch: a 3DS ir tambm receber uma verso do mesmo.

isso mesmo, a porttil da ltima gerao da Nintendo ainda prospera e o lanamento de Captain Toad em duas novas plataformas mais interessante do que possas imaginar. Como pode a 3DS lidar com um jogo originalmente projectado numa consola com hardware muito mais potente? E no caso do Switch, como pode um jogo que faz tanto uso do touchscreen adaptar-se hbrida em modo caseiro? Estes so os dois aspectos que so cruciais para a qualidade do port de Capito Toad: visuais e controlos.

Estes so tpicos que qualquer um pode analisar com maior profundidade, j que a Nintendo lanou demos jogveis para ambos os sistemas, disponveis para todos agora na eShop. E como j podes esperar, na questo de recursos visuais, a verso Switch corre sem problema algum. Na Wii U, Captain Toad um jogo 720p – tal como a maior parte da biblioteca da consola. Quando reproduzido no modo caseiro da Switch, a resoluo aumenta para 1080p, enquanto o modo porttil atinge os 720p nativos.

No entanto, existe algo particularmente estranho – na fase do boss includa na demo, poders notar num efeito de calor que parece estar a ser renderizado a uma resoluo mais baixa, possivelmente na regio dos 720p – pode, no entanto, ser apenas o filtro de calor aplicado que confere um certo desfoco apresentao. Comparada com a Wii U, a Switch parece quase idntica nesta rea especfica, sendo muito mais ntida noutros locais. E basicamente isto – o resto dos visuais parecem virtualmente idnticos ao jogo original, mas isso no significa que o port no foi tratado com cuidado. Por exemplo, os grficos da interface do utilizador foram aprimorados e so exibidos a 1080p, ajudando a evitar texto e cones desfocados.

A nossa anlise em vdeo de Captain Toad: Treasure Tracker – funciona tanto na 3DS como na Switch.

Mas os controlos so o verdadeiro desafio para a Switch com este ttulo. Como podes lidar com controlos touchscreen sem um ecr sensvel ao toque? A soluo da Nintendo implementar um novo sistema de ponteiros. Basicamente, usando os controlos de giroscpio contidos no Pro Controller e no JoyCon, os jogadores manipulam um grande cursor por todo o ecr. Tens simplesmente de apontar para os objectos interactivos e premir o boto de aco. Os resultados so mistos – funciona bem o suficiente, mas nunca ser to satisfatrio como o toque original. O ponteiro em si tambm no to refinado como os fs da Nintendo tm vindo a ser habituados – a Wii original dependia de infravermelhos, um mtodo extremamente funcional. De forma contrria, a manipulao do ponteiro usando o giroscpio parece um pouco flutuante em comparao, especialmente ao usar o Pro Controller. Alm disso, ver o ponteiro no ecr o tempo todo, mesmo quando no necessrio, distrai, j que o mesmo se vai movimentando com as mos.

Felizmente, caso prefiras os controlos por toque, essa opo ainda est disponvel atravs do modo porttil da Switch, e os mesmos continuam to agradveis na mesma proporo em que o sistema de ponteiros efectivamente uma verso inferior da configurao da verso original. claro que, para o jogo em modo caseiro, o conceito dos ponteiros a soluo mais lgica, mas no parece to refinado como estava espera. Claro, na 3DS, isto nem sequer um problema: podes manipular os objectos como na verso original da Wii U – tocando no ecr secundrio. O desafio com o port da 3DS muito diferente, prendendo-se com uma converso bem-sucedida dos grficos.

Claramente, os detalhes das texturas, a qualidade das sombras e a complexidade da geometria sofrem uma queda mas, no pequeno ecr da 3DS, os grficos aguentam-se de forma surpreendente. Como um jogo 3DS de ltima gerao, Captain Toad uma pea fascinante para o sistema – um dos jogos mais atraentes que j jogmos na consola e fica ainda melhor ao usares o 3D. O nico compromisso chave? O mesmo roda a 30 fotogramas por segundo – assim como Super Mario 3D Land – sendo metade do rcio de fotogramas da verso original da Wii U. No entanto, uma taxa consistente, e esse tambm o caso do port da Switch que (pelo menos no que diz respeito demo) est rigidamente bloqueado nos 60fps, tanto em modo porttil como caseiro.

Para aqueles que se esto a perguntar, tirei um momento para testar o jogo na 3DS XL e na New 3DS. Como um jogo de ltima gerao, estava espera que o jogo tivesse sido aprimorado no sistema mais novo, mas olhando para as duas verses lado a lado, a qualidade visual parece idntica. Na verdade, testei a demo em vrios sistemas 3DS diferentes – e numa 2DS – e a experincia consistente em todo o grupo. No entanto, os proprietrios da New 3DS desfrutam de um 3D muito mais estvel, que permite que o modo estereoscpico funcione de maneira mais confivel, sem mudar de posio quando movimentas a tua mo. Com a natureza isomtrica do jogo em mente, este um ttulo que recomendo jogar em 3D.

O que realmente impressiona prende-se com o facto de Captain Toad continuar lindssimo, passados todos estes anos. A primeira vez que escrevi sobre o jogo foi no final de 2014 e notei que Captain Toad resistiria ao teste do tempo, j que se tratava de um jogo extremamente belo, com ptimos controlos e uma performance slida. O jogo foi lanado numa era onde os jogos PS4 e Xbox One sofriam frequentemente de problemas no lanamento, exigindo patches para resolver estas questes tcnicas. Capito Toad foi impecvel desde o primeiro momento.

Este o tipo de jogo que, mesmo que acabasse por ser lanado no PC ou na Xbox One X, continuaria a ser um ptimo ttulo. Quando as pessoas falam sobre a Magia da Nintendo, sobre isto que elas esto a referir-se, mesmo que no consigam traduzir isto em palavras. Agora, tudo isto pode ser um elogio grande demais para o que efectivamente um jogo de quebra-cabea em pequena escala, mas sempre gostei de Captain Toad: Treasure Tracker e ptimo v-lo regressar na Switch e na 3DS. Visualmente, melhor no novo sistema, e funciona quase extremamente bem caso consigas superar a falta de controlos por toque – mas a verso 3DS que oferece a maior surpresa. Em 2014, nunca teria imaginado que a 3DS iria ter mais anos de vida que a Wii U, chegando ao ponto de receber jogos da antiga consola caseira da Nintendo. Captain Toad na 3DS pode no estar a par da verso original, mas considerando a plataforma em questo, consegue aguentar-se notavelmente bem.

O ltimo ponto a discutir aqui bvio – Captain Toad: Treasure Tracker baseado em mini-jogos feitos em Super Mario 3D World na Wii U, sendo que a introduo deste port na Switch sugere que, talvez, poderemos ver 3D World futuramente na hbrida da Nintendo. Afinal de contas, uma fuso perfeita entre Mario 2D e 3D e continua um ttulo brilhante hoje como foi em 2013, no ano em que foi lanado. Como a Nintendo est, basicamente, a transportar o catlogo completo da Wii U para a Switch neste momento, mais vale continuarem por este caminho e trazerem o jogo de uma vez por todas. Como prova de conceito, Captain Toad mostra como isto poderia revelar-se um sucesso, sendo que existe uma probabilidade alta de que seja recebida de forma ainda mais calorosa.


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