Irmandade Ômega

The Outer Worlds Review – RPG puro e duro


A Obsidian mostra que mestre no gnero.

Os fs de RPGs j foram abenoados ao longo desta gerao com excelentes jogos do gnero. Sem pensar muito, recordo-me de The Witcher 3, Persona 5, Dragon Quest XI, Dragon Age Inquisition, Bloodborne e Fallout 4. So todos jogos inseridos dentro do mesmo gnero, mas que oferecem experincias muito distintas. J na recta final desta gerao, a Obsidian brindou-nos com mais um excelente exemplar do gnero RPG. um jogo que acerta em cheio nos pilares fundamentais que tornam este gnero to apelativo e diversificado. A Obsidian tem uma longa experincia em fabricar RPGs. Desde que o estdio foi fundado em 2003, que produzir RPGs tem sido o foco do estdio. Comearam com KOTOR 2: Sith Lords e Neverwinter Nights 2, passaram por Fallout New Vegas a South Park: The Stick of Truth, culminando em Pillars of Eternity e Tiranny. Todos estes jogos foram, e continuam a ser, boas referncias dentro do gnero RPG.

O que The Outer Worlds?

Dizer apenas que The Outer Worlds um RPG um a descrio muito vaga. O novo jogo da Obsidian decorre na primeira pessoa com um cenrio futurista de fico cientfica. Nesse cenrio, a humanidade conseguiu estender o seu domnio para alm do planeta terra e colonizar outros planetas da galxia. A tua personagem acorda de um longo sono criognico, descobrindo uma sociedade dominada por uma organizao perversa que escraviza as classes mais baixas da sociedade para continuar a paparicar os ricos e os poderosos. Apesar desta histria de origem que ser comum para todos os jogadores que se aventurarem em Outer Worlds, a tua personagem um invlucro vazio em que as tuas escolhas vo moldar a tua identidade. Devido enorme liberdade que tens para tomar decises diferentes, rapidamente me senti na pele da personagem, transferindo para ela a minha forma de ser e de agir.

Quo vasta a liberdade que tens em The Outer Worlds? Bem, podes matar todos os NPCs que te apetecer. Sim, podes matar at personagens que so centrais em algumas quests. Criar um jogo com este nvel de liberdade uma tarefa complexa, mas a Obsidian tem a experincia necessria para tal. Todas as barreiras artificiais que normalmente encontras noutros jogos, no existem aqui. altamente satisfatrio no apenas pela enorme liberdade que tens, mas pela sensao de que no ests a ser guiado por um determinado caminho que j foi pr-estabelecido pelos produtores. Quem traa o destino da tua personagem em The Outer Worlds s tu e mais ningum.

Uma histria interplanetria

Assim que ganhas acesso modesta nave Falvel, podes viajar para outros planetas no sistema solar de The Outer Worlds. Em cada planeta vais encontrar diversas quests provenientes de pessoas que precisam de ajuda para alguma coisa. Um dos triunfos do jogo que estas quests surgem de uma forma natural e bem enquadrada. Nunca sentes que ests a fazer uma fetch quest ou que certas quests apenas servem de entulho. Os dilogos dos muitos NPCs com os quais podes interagir esto bem estruturados e pensados, ao ponto consegues sentir empatia com aquilo que te est a ser pedido. Mas tambm podes assumir a perspectiva de um pirata espacial e tentar lucrar ao mximo com cada coisa que te pedida, recordado atravs de opes de dilogo que o teu tempo no gratuito ou recorrendo a mentiras para manipular as pessoas.

Em todas as quests, sejam pequenas ou grandes, existem sempre vrias decises / escolhas para tomar. Tudo depende de ti! Podes escolher fazer justia social, ser um manipulador, um assassino ou uma algum que simplesmente tenta tirar proveito mximo de cada situao. A personalizao da tua personagem, atravs dos pontos que ganhas sempre que sobes de nvel, tambm te d acesso a novas opes. Existem muitas habilidades nas quais podes investir para tornar a tua personagem mais apta para esta sociedade que mais parece uma oligarquia espacial. Podes ser um pacifista ou algum que ataca primeiro e pergunta depois. No tens liberdade infinita porque isso impossvel num videojogo, mas dentro dos limites deste formato, podes fazer tudo aquilo que te apetecer. Isso muito divertido.

Uma das habilidades em que podes investir o dilogo, que aumenta a tua capacidade para mentir, persuadir e ameaar. Outras habilidades so de liderana, furtividade, tecnologia, defesa, armas brancas e armas de fogo. As habilidades de furtividade e de tecnologia tambm influenciam aquilo que podes fazer. Por exemplo, precisas de um elevado nvel de furtividade para conseguir arrombar portas e cofres. Para desbloqueares algumas respostas durante os dilogos, precisas de um certo nvel de tecnologia. As restantes habilidades dizem respeito ao combate. Quanto maior for a tua habilidade de armas brancas, mais dano vais fazer com armas como lminas e marretas.

Como funciona o combate de The Outer Worlds?

Na aco, o RPG da Obsidian basicamente um jogo de tiros na primeira pessoa. Vais encontrar um bom leque de armas que podes usar, sejam espadas, pistolas, caadeiras, lana-chamas e metralhadoras Nesta aventura no estars sozinho! Ao longo da histria podes recrutar companheiros para a Falvel que podes levar contigo nas misses. Tanto a tua personagem como os seus companheiros tm acesso a habilidades espaciais. A personagem que controlas, como ficou tanto tempo num sono criognico, v as coisas temporariamente em cmera lenta. Quando activas esta habilidade, podes apontar para partes especficas dos adversrios e, quando acertas numa delas, o efeito ser diferente. basicamente sistema semelhante com o VATS da saga Fallout. Se acertares na perna de um inimigo quando o efeito de cmera lenta est activado, este vai ficar de joelhos durante algum tempo. Se apontares para a cabea, vai ficar cego. Se apontares para um brao, pode acontecer um desmembramento.

“O RPG da Obsidian basicamente um jogo de tiros na primeira pessoa”

Os teus companheiros tambm tm acesso a habilidades especiais e existem botes para as activares a teu desejo (leva em conta que existe sempre um perodo de cooldown). Ou seja, no controlas directamente os teus companheiros – podes ter sempre dois contigo – mas determinas quando que as suas habilidades so usadas. Acaba por ser um sistema parecido com aquele que j vimos em Mass Effect (se jogas muitos RPGs, vais reparar que a Obsidian foi buscar inspirao a vrios jogos para fazer The Outer Worlds). Quanto ao resto, nomeadamente as armas e armaduras equipadas, tambm s tu que controlas. Por isso, se queres que os teus companheiros se mantenham vivos em combate, no te esqueas de ir actualizando regularmente o seu equipamento.

Na jogabilidade, no penses que to fludo como um Call of Duty ou Destiny, mas est bem conseguido. fcil apontar para onde nos queremos e os diferentes arqutipos de armas do uma sensao diferente quando disparadas. Um pormenor que achei fantstico como as tuas aces podem causar danos permanentes na personagem. Se te atirares constantemente de stios altos, a tua personagem ficar permanentemente com penalizaes em algumas habilidades. Se consumires demasiados analgsicos, vais ficar viciado e novamente ters penalizaes nas estatsticas das habilidades.

“As tuas aces podem causar danos permanentes na personagem”

Um RPG profundo, mas fcil de assimilar

Comear a jogar um RPG sempre uma experincia assustadora. Estes jogos so geralmente complexos e exigem bastante tempo para nos adaptarmos. The Outer Worlds tambm tem uma fase de assimilao das mecnicas e do mundo do jogo, mas surpreendentemente curta. Apesar de ser um RPG complexo e profundo, permitindo-te personalizar de muitas formas a tua personagem e a sua build – uma coisa que ainda no referi que podes alterar com modificaes as armas e armaduras – absorvi e interiorizei tudo isto muito rapidamente. A forma como o jogo apresentado ao jogador simples e eficaz. O mesmo vale para a histria. No existem cinemticas, apenas dilogos e interaces. No existe uma tentativa de tentar embelezar o que est a acontecer, The Outer Worlds um jogo cru em que as tuas aces e as dos outros falam por si.

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De um ponto de vista e tcnico, The Outer Worlds no impressiona.

Existem muitas sidequests para realizar, mas apesar disto, The Outer Worlds no um jogo muito longo, pelo menos para um RPG. No nosso caso, terminmos com 13 horas e 38 minutos no cronmetro do jogo. No nos apressamos de todo a chegar ao final da histria. Exploramos o mundo ao nosso ritmo e aproveitando sempre todas as ocasies para interagir com os NPCs em busca de novas sidequests. O que usamos bastante foram as viagens rpidas dentro dos planetas (que so desbloqueadas assim que descobres um stio importante). Talvez isso tenha encurtado ligeiramente a longevidade. No obstante, no sentimos que o jogo tenha sido curto ou que tenha acabado demasiado cedo. S ficamos ligeiramente desiludidos que no final, em vez de uma cinemtica, passem apenas um conjunto de imagens narradas.

The Outer Worlds Review – O Veredicto

Todos os RPGs deviam aspirar a ser mais como The Outer Worlds. H pequena falhas, como a falta de grficos mais bonitos e a quantidade abusiva de loot que encontras em qualquer lado ( mesmo um exagero!), mas naquilo que realmente importa, o novo RPG da Obsidian uma experincia deliciosa para quem gosta do gnero. o jogo ideal para aqueles que querem ter liberdade para fazer tudo o que quiserem!

Prs: Contras:
  • O jogador tem uma liberdade enorme
  • Histria apelativa e interactiva no espao
  • No h sidequests desinteressantes
  • Sistema profundo de personalizao
  • Boa jogabilidade para um RPG
  • H RPGs com grficos mais impressionantes
  • O loot tanto que se torna irrelevante



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