Testes de stress à beta de Battlefield 5 na Xbox One X e PS4 Pro

Em Geral

Battlefield 5 usa a tecnologia Frostbite de maneiras bem interessantes e a beta desta semana d-nos o primeiro gosto da forma como o novo jogo da DICE se apresenta e comporta no hardware das consolas. No seguimento da recente actualizao de Battlefield 1 para a Xbox One X, ser que a produtora consegue acompanhar esta excelente mostra de renderizao com outro trabalho slido para o Scorpio Engine – e ser que a PS4 Pro consegue aproximar-se?

No que diz respeito aos contedos, o que obtivemos na verso beta bastante simples. H um modo de conquista que suporta at 64 jogadores – dando-nos um teste de stress completo do motor e netcode – atravs dos canais de Roterdo e das encostas nevadas de Narvik. Mas, embora cada mapa parea bonito sua maneira, difcil livrarmo-nos da sensao de que ainda um cdigo prematuro e no optimizado – como vers em breve.

O design do mapa o verdadeiro destaque aqui. Estas duas reas foram lindamente projectadas, usando a capacidade do Frostbite de dotar os edifcios com diversos detalhes, muitos dos quais so destrutveis com o veculo certo. Mapas de ocluso de parallax so tambm um ponto de destaque na neve de Narvik, adicionando profundidade e realismo s inclinaes montanhosas que te levam a uma aldeia. Tens ainda mudanas climticas, ajustando a iluminao nas ruas de Roterdo. Desde raios de sol que criam reflexos de lente na cmara, neblina ou queda de neve em pontos definidos, o clima tem um grande impacto no apenas na esttica de um mapa mas tambm na sua visibilidade.

Este casamento de tecnologia e jogabilidade atravessa a srie Battlefield. Muito disso tem a ver com os efeitos e filtros de ps-processamento. A curvatura da cmara, o gro do filme, a aberrao cromtica e at mesmo o reflexo dos raios do sol no ecr so usados deliberadamente para interferir com a claridade do frame, dando-lhe um ar mais realista e sujo. Os nveis de exposio da cmara tambm so ajustados automaticamente, o que pode aumentar o desafio. Os nveis de preto so tambm bastante fortes – um tom escuro que dificulta a deteco de inimigos em ambientes com sombras depois de te deslocares de reas mais iluminadas. H um forte contraste entre o claro e o escuro, e os pontos especulares nas estradas de tijolos de Roterdo ficam ptimos mesmo quando renderizados em SDR padro – no entanto, com uma alta faixa dinmica activada, ficam ainda melhor.

V como a beta se comporta na Xbox One X e PlayStation 4 Pro.

O trabalho da DICE apresenta, tipicamente, uma resoluo adicional muito bela, e a recente actualizao de Battlefield 1 para a Xbox One X aproximou-nos bastante da jogabilidade 4K60. Tanto a Xbox One X como a PlayStation 4 Pro implementam uma escala de resoluo dinmica, sendo 2160p e 1800p a respectiva contagem de pixels alvo. A medio de DRS sempre uma cincia imprecisa – por definio, a carga de renderizao pode mudar drasticamente em qualquer momento. A Xbox One X, normalmente, renderiza numa janela de 1836p-1944p. Full 4K teoricamente possvel, mas ocorre muito raramente na verso actual. Uma sada de resoluo total – ou algo parecido – tambm pouco frequente na Pro, com contagens de pixels na rea dos 1296p mais comuns na nossa amostragem.

Com base no que vimos at agora, parece que, se quiseres a melhor imagem numa consola, Battlefield 5 renderiza uma contagem de pixels consistentemente maior na Xbox One X. Ainda assim, colocando as duas consolas lado a lado, no existe muito que as divida. O detalhe da textura carregado em momentos diferentes mas, com um nvel totalmente renderizado, os activos parecem idnticos. As sombras tambm so as mesmas, e a nica desvantagem na PS4 Pro a visibilidade distncia. H uma suavidade mais pronunciada que vem atravs da combinao de uma resoluo mais baixa e do anti-aliasing TAA, e isso nota-se quando se olha atravs das longas ruas de Roterdo luz do dia; h um pouco mais de brilho nesses detalhes mas, no geral, existe uma boa aproximao em termos de configuraes visuais.

Isto estende-se draw distance, uma faceta fundamental de qualquer mapa construdo no Frostbite. Infelizmente, nem a Pro nem a X so propriamente gloriosas aqui. O pop-in de detalhes distrai muito nas duas consolas e o limite de distncia o mesmo em ambas. O mesmo vlido para a filtragem de sombras: a sombra s preenchida medida que o jogador avana e, mais uma vez, acontece de forma idntica em ambas as mquinas. Com estes dois factores combinados, o pop-in realmente se destaca e distrai bastante quando est no centro de grficos excelentes. Tem pssimo aspecto, especialmente visto atravs das resolues mais altas fornecidas pelas consolas avanadas.

A verso PC de Battlefield 5 contm suporte para ray tracing atravs da Nvidia RTX – algo que o Digital Foundry testou.

Outros aspectos dos visuais tambm precisam de trabalho no perodo at ao lanamento. De perto, os detalhes de cada nvel parecem inacabados, funcionando quase como que marcadores para uma verso melhor. O mapeamento das texturas no terreno a uma distncia muito prxima exibe uma resoluo surpreendentemente baixa, por exemplo. As ruas de Roterdo possuem uma aparncia pixelada, e o mesmo vlido para a neve em Narvik.

O uso de RAM tem que ser cuidadosamente gerido com estes enormes mapas, mas esses materiais parecem um enorme corte face ao padro do resto do jogo. Talvez o tamanho do download tenha sido um factor com a beta, e esperamos que os melhores recursos sejam entregues no jogo final. No nos esqueamos que a Xbox One X tem 4GB de memria adicional, e esperemos que a DICE os utilize por completo.

Outros aspectos do cdigo tambm poderiam ser aprimorados – como reflexos, por exemplo. Entre os pisos de mrmore brilhante, janelas e at gua, mapas de cubo pr-renderizados so colocados em todos os lugares – mas parecem sempre bsicos e imprecisos para a cena. Novamente, como se um marcador estivesse a ser usado at que os detalhes do mapa fossem totalmente delineados e, ento, procederia-se troca por um mapa cbico mais preciso.

O processamento de gua tambm precisa de alguma ateno. Gosto da sua aparncia, primeira vista, em Roterdo. O nico problema que, na verdade, mergulhar nela quebra a iluso de uma superfcie macia e translcida, e parece muito slido e fsico. Quer estejas a flutuar ou a nadar por baixo dela, a superfcie do rio uma camada rgida e intangvel que no reage realmente ao jogador. Falta completamente um elemento transparente – por isso mesmo, mergulhar e olhar para cima no te d tanta visibilidade como poders imaginar. provvel que estejamos ser picuinhas neste aspecto, mas um pouco desapontante quando todo o resto do jogo parece to bom distncia.

A beta de Battlefield 5 segue-se recente closed alpha exclusiva para PC. E sim, tambm a analismos.

Felizmente, este o cdigo beta e no h dvida disso, com base no nmero de falhas que vais encontrar. A minha experincia aqui centrou-se principalmente em torno de animaes estranhas do corpo ao escalar, e outros comportamentos estranhos. s vezes, os inimigos so abatidos e ficam a flutuar no ar, como se fossem puxados pela cintura por uma corda invisvel. Aconteceu vrias vezes e, apesar de dificilmente quebrar o jogo, atrai a ateno de todos no meio de um tiroteio que querem ver um soldado flutuante a girar. Mas, novamente, tudo faz parte da beta, e tenho a certeza de que ser corrigido.

Com isso em mente, vale a pena debruarmo-nos sobre o desempenho e, para o crdito da DICE, o beta um teste de stress completo com 64 jogadores – uma configurao que desafiou historicamente as consolas actuais nos ttulos anteriores de Battlefield. A Xbox One X, actualmente, oferece em mdia 50 a 60 fps. V-sync est totalmente activada, pelo menos, mas essas exploses de quedas de fotogramas destacam-se. Elas podem ser sustentadas por longos perodos tambm, desencadeadas por longas vistas de uma rea com muita geometria no ecr. Efeitos e tiroteios aumentam ainda mais este aspecto, e o menor resultado que eu vi foi de 45fps. A questo se estamos realmente a ver apenas uma repetio no que diz respeito ao desempenho dos ttulos anteriores de Battlefield nas consolas – historicamente, os mapas de 64 jogadores sempre apresentaram um desafio para o CPU.

Embora seja difcil conseguir uma correspondncia exacta nas cenas, tambm podemos tirar algumas concluses gerais sobre o desempenho da verso beta na PS4 Pro. O alcance aproximadamente o mesmo, de 50-60fps, com quebra nos mesmos pontos – normalmente, cenas abertas e extremamente detalhadas. Isto pode ser explicado pelo facto do processamento do netcode de outros 63 players juntamente com a renderizao de cenas pesadas com draw-call ser um pouco demais para o CPU. A mais baixa taxa de fotogramas registada atinge 40fps, que menor que na Xbox One X (embora no tenha sido testada sob condies idnticas). Os clusters do CPU Jaguar da Pro tm uma desvantagem de velocidade de clock (e cache) em relao configurao da Microsoft, o que pode ser um factor importante aqui.

De forma geral, Battlefield 5 ainda possui muitas arestas por limar, com quedas de performance notveis e alguns activos de arte com qualidade inferior (possivelmente so apenas marcadores), mas os elementos essenciais esto todos no lugar e as esperanas so altas para que a produtora entregue um bom produto. Com o ttulo recentemente adiado para 20 de Novembro, esperamos que a DICE tenha tempo para resolver os problemas pendentes, mas ainda no se sabe se a produtora pode superar os desafios tradicionais de desempenho da srie com as batalhas para 64 jogadores – e isso pode ser especialmente importante este ano, com o battle royale sendo um foco importante para a srie.


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