Samsung anuncia novas TVs QLED com tela que pode 'ficar sempre ligada'

Em Tecnologia

A Samsung acaba de apresentar durante um evento em Nova York, nos EUA, a sua nova linha de TVs inteligentes da família QLED 2018. Os maiores destaques das novas telas – além de melhorias na reprodução das imagens – têm a ver com o design dos produtos e com o “Modo Ambiente”. Esse segundo permite essencialmente que a TV fique ligada na sala mostrando resumos do noticiário local ou internacional, além de informações sobre tempo e o trânsito na cidade do usuário.

De acordo com a coreana, esse Modo Ambiente consome menos energia, mas ainda permite a visualização das informações adequadamente. A empresa chegou a comentar que isso vai ajudar a “redefinir o que significa deixar o televisor desligado”. Dessa forma, a Samsung pretende dar uma utilidade extra para a TV mesmo quando ela está “desligada”. Se você desejar, é possível inclusive deixar o painel o tempo todo no Modo Ambiente. Como se trata do padrão QLED, que utiliza a tecnologia Quantum Dots, não há risco de burn-in ou de marcar o painel.

A linha de QLED TVs foi projetada para oferecer uma imersão total e melhorar o dia-a-dia dos consumidores

Para falar sobre a utilidade do Modo Ambiente das novas TVs QLED, a Samsung convidou ao palco de seu evento o executivo Mark Thompson, presidente e diretor executivo do periódico norte-americano New York Times. Thompson demostrou como serão exibidas as informações noticiosas enquanto a TV está “desligada”.

“A linha de QLED TVs foi projetada para oferecer uma imersão total e melhorar o dia-a-dia dos consumidores e, ao mesmo tempo, é fácil de usar. As novas QLED TVs oferecem aos usuários a melhor experiência de visualização”, disse o Thompson em comunicado oficial.

Foto modo ambiente

Minimalista

Sobre a questão do design dos novos produtos, a Samsung comentou que tentou oferecer produtos minimalistas, que pudessem se encaixar na decoração da casa de qualquer pessoa. A ideia é que os produtos QLED 2018 se adaptem ao ambiente, e não o contrário. Para reforçar essa ideia, a marca inclusive desenvolveu uma ferramenta que permite às novas TVs adaptarem automaticamente a cor do display no Modo Ambiente de acordo com a decoração da sala do usuário.

 

Cabo único

Os novos produtos contam com apenas um cabo discreto para conectar todo tipo de aparelho à tela, tais como receptores de TV por assinatura, consoles de videogame e por aí vai. Esse cabo, segundo a Samsung, é o primeiro do mundo em uma TV capaz de transmitir dados em alta velocidade e eletricidade ao mesmo tempo.

Na caixa, as TV QLED 2018 da empresa vão trazer um cabo de 5 m e uma central de conexões que pode ser posicionada em qualquer lugar, de forma escondida. O fio é bem fino e pode ser facilmente disfarçado em móveis ou mesmo na parede. A Samsung inclusive vai vender pés para a TV que ajudam nesse tarefa de esconder o cabo.

Como todas as portas HDMI, UBS, plugues de antena e outras portas ficam na central de conexões, o usuário pode escondê-la em outro cômodo ou mesmo dentro de um móvel junto com seus aparelhos auxiliares. Assim, a única coisa a mostra é a TV em si.

Inteligência

Durante seu evento de TVs em Nova York, a Samsung demonstrou ainda como o novo software de suas TVs QLED facilita o processo de configuração inicial. Tudo o que o usuário precisa fazer é instalar o app SmartThings em seu smartphone, para Androidou iOS, ligar a TV e parear os dois aparelhos via Bluetooth LE. Em instantes, a TV fica logada na sua conta e já recebe todas as informações para se conectar ao WiFi da sua casa. É possível também se logar em apps como Spotify, Facebook, Hulu e outros serviços de streaming com apenas mais um ou dois toques.

A coreana destaca que esse é o modo inteligente de fazer a configuração inicial de uma TV, sem precisar recorrer à digitação de dados com o controle remoto. Toda essa sincronização acontece por meio do SmartThings Cloud, o qual também compreende a Bixby.

Samsung QLED

Falando na assistente digital da Samsung, ela também está presente da TV e pode responder a alguns comandos de voz em português, tais como “aumentar o volume”, “trocar de canal” e cosias desse tipo. Em inglês, coreano e chinês, contudo, a assistente funciona basicamente da mesma forma que nos smartphones top de linha da Samsung, permitindo controlar aparelhos IoT, entre outras funções.

Outro recurso que a Samsung considera inteligente é o Universal Guide, que concentra a programação de todos os seus apps e canais em uma só central. Assim, conforme você vai selecionado coisas para assistir, a ferramenta aprende com seus hábitos e, eventualmente, começa a mostrar um menu de programação bem personalizado.

A Samsung ainda vai utilizar inteligência artificial para ajudar no “escalonamento” ou “upscaling” de imagens em baixa resolução para o formato 8K, presente no modelo QLED 2018 top de linha. Em uma demonstração, a marca mostrou como o processo fica mais eficiente e mais realista com o uso de IA.

Samsung QLED

Tecnologia

O padrão QLED da Samsung é uma nomenclatura recente que a coreana vem utilizando em suas novas TVs. Basicamente, estamos falando de uma matriz que utiliza os Quantum Dots ou pontos quânticos para oferecer uma qualidade de imagem diferenciada. Os pontos mais fortes dessa tecnologia são o alto contraste mesmo com brilho intenso, além da fidelidade na reprodução das cores. A Samsung ainda falou muito sobre o “volume de cores”, deixando bem claro que seus novos aparelhos conseguem entregar mais volume que os concorrentes sem perder em brilho e contraste.

O QLED, segundo a Samsung, não apresenta o risco de brun-in e ainda traz pretos tão realistas quanto os do OLED comum

Outra vantagem que a marca apresentou tem a ver durabilidade da matriz na comparação com o OLED que vem começando a ser implementado em televisões. O QLED, segundo a Samsung, não apresenta o risco de brun-in e ainda traz pretos tão realistas quanto os do OLED comum.

Para fazer tudo isso funcionar, a empresa ainda apresentou o Samsung Q Engine, que pode ser encarado essencialmente como a GPU das novas TVs, que renderiza as imagens a serem exibidas, além de processá-las quando necessário.

Para games

A Samsung fez uma parceria com a Microsoft para uma demonstração do Xbox One X em seu evento em Nova York. Segundo a marca, seus novos painéis são os melhores para games porque, ao conectar um Xbox à uma QLED 2018 da empresa, a TV identifica automaticamente as necessidades de som e de imagem do console, ajustando assim a taxa de quadros por segundo, a cor e o áudio.

Essas novas TVs também contam com um recurso automático do sistema que permite alternar automaticamente entre o modo “Modo game” e os demais modos de uso (filme, séries etc.). Com isso, não é necessário mexer nas configurações o tempo todo.

Samsung QLED

Quando?

Todos os produtos apresentados hoje pela empresa (TVs QLED Q6, Q7, Q8 e Q9 e as barras de som desenvolvidas especialmente para elas) chegam aos EUA ainda em março, mas só serão apresentadas oficialmente no Brasil em maio para que estejam nas prateleiras em junho, a tempo da Copa do Mundo de 2018.

Ainda assim, não temos preços para nenhum dos modelos, nem no exterior nem no nosso país.

O jornalista viajou Nova York a convite da Samsung.

Cupons de desconto TecMundo:


Fonte da notícia

Comentários
Posts Recentes