Far Cry Classic Edition é um port PC básico

Em Geral

Far Cry 3 Classic Edition j se encontra disponvel para quem comprou o passe de temporada de Far Cry 5 e a recepo tem sido mista. Por um lado, oferece uma melhoria incrvel sobre o original na Xbox 360 e PlayStation 3, mas pelo outro, basicamente um port directo da verso PC. Talvez seja por isso que se chama Classic Edition e no Far Cry 3 Remaster – pois segundo os nossos testes, a nica mudana parece estar na adio de Classic ao logo.

um port directo do PC e isso no propriamente mau – por duas razes. Primeiro, Far Cry 3 ainda se aguenta bem em termos visuais na actual gerao e joga-se muito bem. uma melhoria espectacular sobre Far Cry 2, o primeiro jogo Far Cry com um mundo verdadeiramente aberto, o seu gunplay, combate corpo a corpo e mecnicas de caa funcionaram lindamente e a explorao livre deixa-te fazer o que quiseres, a variedade das tarefas e a narrativa ainda hoje so entusiasmantes.

Segundo, a Ubisoft Montreal puxou a valer pelo Dunia Engine – talvez demasiado. A performance podia chocar pela sua m qualidade, o rcio de fotogramas inconsistente e o screen-tearing nas consolas lendrio. Apesar da equipa de desenvolvimento ter usado todos os truques possveis para enfiar um jogo PC nessas mquinas. Foram usadas vrias tcnicas para tentar recuperar recursos, desde resolues ligeiramente inferiores para melhor gesto da memria, efeitos alfa de menor resoluo e muito mais.

Mesmo com as definies reduzidas, o produto final ficou aqum – mas isso at bom para Far Cry 3 Classic Edition. Significa que existem vrias melhorias como LOD e texturas superiores e at um sistema de iluminao global melhorado, produzindo uma experincia Far Cry 3 nunca antes vista numa consola. Tambm uma oportunidade para livrar o jogo da sua ocluso ambiental datada.

Anlise em vdeo a Far Cry 3 em todas as verses do jogo – incluindo a verso Xbox 360 a correr por emulao na Xbox One X.

Far Cry 3 Classic Edition emprega as funcionalidades superiores da verso PC, mas a falta de esforo frustrante. O vdeo inicial corria a 720p altamente comprimido e apesar de correr numa resoluo superior na Far Cry 3 Classic Edition, continua feio. A falta de cuidado tambm se aplica a elementos bitmap, tais como texto e cones de botes. So assets 720p que esto muito longe de 1080p ntida e ficam ainda mais feios a 4K – certamente podia ter feito mais para melhorar isto.

A PlayStation 4 corre a 1080p nativa, que sobe para 1440p na Pro – uma desiluso tendo em conta que Far Cry 5 corre numa resoluo superior. Na Xbox One mais difcil entender a resoluo. Corre a mera 900p e na Xbox One X, com toda a largura de banda e seis teraflops de poder computacional, corre apenas a 1440p. A verso Xbox One X no oficialmente um jogo Xbox One X Enhanced, algo que poder mudar, mas de momento, basicamente uma verso ligeiramente melhorada que a da PS4 Pro – estranhamente, a PS4 Pro a nica consola com anti-aliasing.

Em termos de performance, o rcio de fotogramas na Xbox One simplesmente no bom o suficiente, existem imensos soluos e tearing no topo do ecr. de longe a verso mais instvel de todas (correr o original Xbox 360 na Xbox One X via retro-compatibilidade consegue melhor performance), seguido pela PS4 base, que pode ter dificuldades no incio do jogo, mas melhoria imenso aps isso. A PlayStation 4 Pro est ainda mais refinada, enquanto a Xbox One X vai mais longe, mas ocasionalmente parece que a simulao no est sintonizada com a renderizao, produzindo um pouco de trepidao que as nossas ferramentas no conseguem detectar.

O facto de no correr 60fps aborreceu muito, mas o original j era um jogo que exigia muito dos recursos do sistema. Conseguir corr-lo no PC no mximo a 4K60 exigia um i7 7700K paired combinado com algo da classe de uma GTX 1080 Ti e alm disso, precisas baixar a MSAA para apenas 2x. Mesmo assim, existem ocasionais quedas – um jogo PC exigente para a CPU e GPU. A falta de poder CPU nas actuais mquinas quase certamente responde escolha de optar por 30fps num mundo onde em certos casos, at uma CPU Ryzen no consegue manter 60fps na verso PC original.

basicamente isso que a Far Cry 3 Classic Edition entrega – um port bsico. Pelo lado positivo, as funcionalidades da verso PC asseguram que tens um mundo mais rico, melhor iluminao e arte que fica bem a 4K. Os programadores tambm inseriram melhor ocluso ambiental, removendo o efeito de aurola preta que afectava o original. Baseado nos vdeos e imagens de comparao, as verses de consola apresentam a vasta melhoria das melhores definies do PC. Existem algumas redues na qualidade das sombras e talvez os LODs mais extremos no sejam explorados na sua totalidade, mas alm disso – e claro, o suporte MSAA – temos algo muito similar ao melhor que tens no PC.

Far Cry 3 Classic Edition tem bons argumentos, pela virtude dos programadores originais terem construdo um jogo que simplesmente no podia ser acomodado pela PS3 ou pela Xbox 360. Na verdade, um simples port oferece muito, muito mais do que uma converso da anterior gerao numa resoluo superior, mas um port PC directo. A falta de assets remasterizados e a pobre performance na Xbox One desilude. Talvez esteja a caminho uma actualizao quando o jogo foi lanado em separado e esperamos que a soluo AA da PS4 Pro seja lanada nas outras consolas e talvez seja possvel uma resoluo superior na Xbox One X.

Far Cry 3 Classic Edition uma oportunidade falhada, tendo em conta a qualidade do jogo e o que a Ubisoft podia ter feito a no ser um port bsico. Durante esta gerao j vimos remasters e remakes decentes de jogos que no tinham a mesma qualidade, reputao ou perfil de Far Cry 3 – talvez seja essa a maior desiluso, a Ubisoft no ter puxado mais pelo potencial que existia aqui. Um remake de Far Cry 3 a correr na mais recente verso do Dunia Engine? Isso teria sido especial.


Fonte da notícia

Comentários
Posts Recentes