DF Retro: O que era real na revelação da PS3 na E3 2005?

Em Geral

O ano de 2005 daria incio a uma gerao de consolas que iria oferecer um salto estratosfrico no poder de processamento e capacidades dos jogos, comparado com a PlayStation 2, Xbox e GameCube. Antes da E3 2005, a Microsoft j tinha anunciado a Xbox 360 – estranhamente, atravs de um programa especial na MTV – mas os jogadores no ficaram espantados com o equipamento de pr-produo revelado. Os olhos estavam todos postos na Sony para revelar a PlayStation 3 na E3 2005 e quando o momento chegou, os jogadores assistiram uma inacreditvel demonstrao de tecnologia de topo. Inacreditvel, literalmente.

Existe um termo que se tornou sinnimo dessa conferncia “alvo de renderizao” – e at hoje, a conferncia relembrada pelo declaradamente inacreditvel trabalho CG usado pela Sony para demonstrar Killzone 2 e MotorStorm (o rendering de F1 tambm espantoso, mas de outras formas. Provavelmente, havia pouco para apresentar – a PS3 estava claramente atrasada.

Na verdade, a Sony planeava nos bastidores uma consola de nova gerao que talvez fosse demasiado ambiciosa. O desenvolvimento do processador Cell foi afectado por problemas, piorado pelos estranhos pedidos de Ken utaragi, arquitecto da consola (The Race for a New Game Machine uma leitura essencial) . Os planos para a Toshiba fornecer uma GPU de topo no resultaram em nada e ltima da hora, a Sony virou-se para a Nvidia para fornecer o RSX – o Sintetizador de Realidade – e o melhor que podia ser entregue era um componente PC adaptado, similar 7900GT da Nvidia (infelizmente, para a Sony, um pouco cedo demais para a Nvidia pensar na fantstica arquitectura G80).

Na E3 2005, o projecto parecia estar a ganhar forma, mas ainda no tinham chegado ao produto final. Numa apresentao muito tcnica, Kutaragi revelou com orgulho a arquitectura Cell – completa com imagens do processador. Jen-Hsun Huang da Nvidia subiu ao palco para uma apresentao sobre as especificaes do RSX. Vimos o ID da prpria mquina – quase o produto final, mas com duas entradas HDMI, trs entradas LAN e sem muitas ventoinhas. Agendada para a Primavera de 2006 e com o silcio de produo aparentemente garantido, ainda tinham tempo para decidir os ltimos detalhes.

Equipados com um vdeo 480i a 60Hz da conferncia original, o Digital Foundry reavalia a revelao da PlayStation 3 na E3 2005.

Mas depois chegaram as demos da mquina. No vdeo em cima, falamos sobre a apresentao original e das demos apresentadas – fascinante rever aquele evento. Os alvos de renderizao e algumas demos causariam controvrsia, mas existem coisas verdadeiramente entusiasmantes e fascinantes. Tim Sweeney da Epic Games apresentaria uma demo do Unreal Engine 3 que acreditamos que estava mesmo a correr em tempo real numa PS3 de desenvolvimento.

No h muito que nos faa duvidar da autenticidade da demo do pato de borracha de Phil Harrison ou da demonstrao do terreno com voxels, que demonstra muito bem o poder de processamento do Cell. Em termos de grficos, a Sony capturou Alfred Molina, actor de Spider-Man 2, para demonstrar animao e iluminao em tempo real impressionantes. Corria numa consola PS3? No o podemos dizer com certezas, mas parecia autntico e foi facilmente ultrapassado em jogos da consola ao longo da sua gerao. Mas na altura? Teria sido espectacular.

H mais. Numa viso sobre o tipo de tecnologia que viria a definir a gerao (para a Nintendo, pelo menos), Dr Richard Marks, gnio da pesquisa e desenvolvimento na Sony, subiu ao palco e demonstrou comandos 3D registados por um EyeToy. Os comandos eram representados no ecr, capazes de pegar em gua e manipul-la. A Sony seria acusada de copiar os controlos de movimento da Nintendo com o seu SixAxis, mas esta demo demonstra a Sony a experimentar com tecnologia de controlo de movimentos ao estilo Kinect, meses antes do Wiimote ser revelado no TGS 2005 e quatro anos antes da apresentao Project Natal na E3 2009.

Kudo Tsunoda – na altura trabalhava na Electronic Arts – tinha o que parecia uma demo em tempo real de Fight Night. Sim, o rcio de fotogramas era mau e a apresentao terminou com sequncias que relembravam a verso final na Xbox 360, o que no ajudou, mas a apresentao de Tsunoda ainda parece autntica e com excepo da m performance, um trabalho espantoso. Para quem estava na plateia, habituado fidelidade visual da gerao PS2, foi uma revelao. A consola final entregou uma apresentao melhorada dessa demo em tempo real, mas a verso Xbox 360 foi mais refinada, algo que se repetiu ao longo da gerao e definiria muitos desses anos seguintes.

Existe genuna e pioneira genialidade nesta conferncia – uma vontade em levar mais alm a tecnologia das consolas, juntamente com altas esperanas para a tecnologia de processamento no processador Cell. Essas ambies foram levadas longe demais – o conceito do RSX dar poder a duas sadas HD e a ideia da PS3 possuir trs entradas LAN de loucos. Mas est tudo ligado vontade da Sony em levar a tecnologia dos videojogos para novas reas, usar o Cell como um super-computador em rede (uma situao que apenas se concretizou na srie televisiva da CBS, Sob Suspeita). No nos podemos esquecer que apesar de no apresentar equipamento para acelerao grfica, a PS3 conseguia correr Linux.

Na sua viso para definir o futuro da tecnologia dos videojogos, no h dvida que a Sony foi longe demais na E3 2005. Phil Harrison demonstrou uma demo de fsicas com renderizao de exploses e nada visto na anterior gerao ficou perto disso. A demonstrao em si no demasiado rebuscada, mas existe uma sensao de ntido embelezamento aqui. Uma demo Getaway que decorre em torno de Piccadilly Circus em Londres tinha um aspecto fantstico e parecer correr em tempo real em algo, mas a extrema qualidade dos visuais aguenta-se bem nos padres actuais – sendo difcil acreditar que corria numa PS3. Depois tivemos a tech demo de Final Fantasy 7 – em tempo real, mas no sabemos o que foi usado para a correr.

Depois existem os momentos questionveis e at alguns loucos, como a estranha combinao CG entre Spider-Man 2/Gran Turismo – mas perto do final que a Sony descarrila. Uma enxurrada de trailers encerra a conferncia, onde os infames trailers de Killzone 2 e MotorStorm surgem. No caso da Evolution Studios, os programadores no ficaram contentes, como descobrimos por volta de 2008 atravs de Nigel Kershaw e Paul Hollywood. Os vdeos deixaram a equipa com objectivos impossveis de alcanar – que nem mesmo hardware de hoje conseguiria. Angie Smets da Guerrilla Games disse que o alvo de renderizao era um vdeo conceptual interno que nunca deveria ter sido apresentado publicamente e que os dev kits da PS3 tinham acabado de chegar ao estdio. A Guerrilla no ficou contente e os jogos que surgiram depois foram apresentados em demonstraes em tempo real – incluindo Killzone Shadowfall na apresentao da PS4 em Fevereiro de 2013.



Destiny 2: Tudo o que sabemos


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Talvez seja isso que mais aborrea na revelao da PS3 – o facto do pessoal da Sony certamente saber o que a sua consola conseguia fazer e que os alvos apresentados no eram reais e que ainda assim foram apresentados a milhes. No sabemos qual a linha de pensamento que gerou esta conferncia onde foram apresentados factos e fantasia. Estaria a Sony preocupada com o pouco que tinha para oferecer? Estava preocupada com a Xbox 360 que chegaria primeiro s lojas? A diferena para a revelao da PS4 enorme – aprenderam algumas lies e a revelao da consola mais recente cumpriu em pleno.

O que ficou claro como as coisas decorreram nos anos seguintes. Adicionais problemas na produo atrasaram o lanamento da consola e at chegou Europa em Maro de 2007. Compromissos no design da PS3 – a sua GPU velha e piscina de memria dividida – sem falar na CPU extica, deixaram a Sony para trs num mundo cada vez mais focado no desenvolvimento multi-plataformas. Mas apesar daqueles alvos de renderizao terem sido enganadores, foi uma apresentao first-party onde vimos alguns dos melhores momentos da gerao. Uncharted, God of War, Killzone, Motorstorm – quando esses jogos chegaram, vimos feitos tecnolgicos alm de tudo o resto nas consolas. Olhando para trs, talvez tenha sido o software que tenha salvo a gerao para a Sony, ao invs de especificaes ambiciosas mas com falhas.


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